domingo, 22 de novembro de 2009

FeedDamon ou Gooogle Reader:agregar sem complicar


Estou na segunda semana do curso Jornalismo 2.0 do Knight Center for Journalism in the Américas. Foi uma semana de muitas descobertas. Algumas difíceis, sobre as quais um dia, quando já estiver com tudo digerido, comento. Outras, bem mais prazeirosas, só reforçaram minha resolução de buscar um aperfeiçoamento profissional.

A decisão de abrir meu blog pessoal confirmou-se como acertada e fiquei feliz com a receptividade do primeiro texto. A missão que me foi dada esta semana, no entanto, foi mais trabalhosa: escolher um leitor de RSS e avalia-lo, comparando-o com o Google Reader. Vamos lá então:

Jornalistas precisam captar dados e informações de forma rápida e fácil para cumprir a (muitas vezes) árdua tarefa de levar até o leitor informações que sejam, ao mesmo tempo, exatas (para não enganar o leitor); claras (para que ele entenda o que lê) e concisas (para não desperdiçar nem o tempo do leitor nem o espaço da publicação).

Pois bem. A questão é que na hipermodernidade, o excesso de informação torna a tal tarefa de “separar o joio do trigo”, ainda mais difícil. É tanta informação sendo lançada na Web que muitas vezes nem conseguimos acessar e distinguir o que vale e o que não vale a pena ler e usar.

Mas existe uma luz no fim do túnel: são os leitores de Feeds ou agregadores de informação. Com eles é possível ler qualquer tipo de notícia ou informação em um único lugar, sem ter que gastar horas clicando em links e abrindo página até chegar aos sites e blogs que realmente interessam. A tecnologia RSS permite a quem navega pela Internet se inscrever nas páginas que fornecem “feeds” de notícias e informação.

Escolhi o FeedDemon como agregador de feeds offline e fiquei satisfeita ao ver que ele agora é gratuito. Numa avaliação preliminar, avaliei como negativo o design (carregado) e o fato de só ter versão em inglês. Mas os pontos positivos pesaram mais: ele vem com canais pré-configurados, mas você pode acrescentar mais, acrescentando tags nos feeds e ordenando-os por importância, o que ajuda nas buscas por outros serviços.

Bom também foi perceber que ele é compatível com o Twitter e que carrega, numa pasta, todos os contatos. Além disso, interage perfeitamente com o Google Reader. Assim, se no futuro eu mudar de idéia, posso “carregar” tudo para o Google Reader, que também testei rapidamente hoje e gostei, de cara, principalmente da interface. Como tenho conta no Gmail, tudo bem, já que se trata de um leitor online, isto é, não ocupa nenhum espaço. O fato de ser em português ajuda e ainda existe a possibilidade de compartilhamento. Tudo bem até aí, só que achei poucas as opções de configuração de exibição, talvez por ter testado antes o FeedDemon, que neste quesito é muito bom.

Oh duvida cruel! Sinceramente ainda não me decidi. Preciso de mais tempo.

Um comentário:

  1. Angela
    Exercício perfeito. Quando tiveres tempo, agurado o teu comentário sobre tuas experiências mais dificeis com o curso. É muito importante para mim saber o que não está funcionando bem.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir

Poste aqui seu comentário: